Whatsapp : (11) 94249-9545

Hoje vamos explicar tudo sobre um dos produtos que estão em alta no Brasil para compra de qualquer bem material, normalmente imóveis e veículos sem nenhum juros, o famoso consórcio. Mas o que é consórcio? Veja abaixo todas informações sobre o consórcio.

Aproveite as vantagens do consórcio e solicite uma Simulação Online ou Ligue para (11) 3977-4545 .

 

O que é Consórcio?

O que é Consórcio?

 

O que é consórcio?

 

O consórcio é a união de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, que desejam adquirir um bem material, normalmente imóvel ou veículos que é promovida por uma administradora do consórcio que determina o prazo e parcelas para esse grupo, com a finalidade de proporcionar a seus integrantes, de forma mais econômica a aqusição dos bens ou serviços por meio de um autofinanciamento sem juros.

O que é Consórcio? - Carros

O que é Consórcio? – Carros

 

O que eu posso comprar com o consórcio?

 

Você pode comprar qualquer bem de fabricação nacional ou importado, ou até serviços. Normalmente os clientes compram: Veículos automotores, embarcações, imóveis, aeronaves, serviços nas áreas de saúde, educação, turismo entre outros.

 

Quais são as vantagens do consórcio?

 

Veja abaixo as principais vantagens do consórcio:

Mais barato – Diferente dos financiamentos, os consórcios não possuem juros, porém tem a taxa de administração e mesmo com essa taxa chega a ser até 100% mais em conta que os financiamentos no banco mais em conta da atualidade.

Quase nada de burocracia – Não precisa comprovar renda mensal com holerite e não atende os critérios tradicionais para conseguir um financiamento.

Dinheiro guardado com certeza – Outra vantagem muito importante do consórcio é que obriga o cliente a economizar todos os meses. Veja essa vantagem com cautela, pois uma vez que pagou a prestação e desistir do consórcio você só receberá o valor de volta quando o grupo acabar. Porém mesmo assim você receberá o valor com todos os reajustes monetários.

Não precisa de dinheiro na mão – Além de não possuir entrada você escolhe o valor das parcelas e a quantidade, então você escolhe um valor que cabe no seu bolso;

– Maior poder de negociação – Você pagará o seu bem sendo imóvel, automóvel entre outros a vista, com isso você consegue descontos ou adicionais como um air bag no carro ou um apartamento com varanda e churrasqueira, entre outros;

– Você pode utilizar até 30% do valor da carta para dar lance nas assembléias, esse valor varia dependendo da administradora;

– Entre outros benefícios;

 

Quem regulamenta e fiscaliza o sistema?

 

Os consórcios são regularizados e fiscalizados pelo BACEN (Banco Central do Brasil), mais informações www.bacen.gov.br

 

Como é calculado o valor do consórcio?

 

O que é Consórcio? - Apartamentos

O que é Consórcio? – Apartamentos

Utilizando o valor do bem contratado, atualizado pela tabela do fabricante ou índice na data da assembléia, acrescidos das taxas previstas no plano, dividindo pelo número de parcelas escolhidas pelo consorciado.

 

O consórcio cobra juros?

 

Não. A administradora cobra uma pequena taxa de administração que é utilizada para cobrir as despesas de operação, que chegam a ser até 100% inferiores dos juros cobrados pelas financeiras e bancos tradicionais.

 

Posso comprar mais de uma carta de crédito?

 

Pode, o consórcio oferece a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante a uma análise prévia. Porém, se for para o mesmo bem as cotas devem ser no mesmo grupo.

 

O que é uma assembleia?

 

É a reunião mensal de todos consorciados do mesmo grupo para que sejam efetuados lances, resultados dos sorteios e acompanhamento do andamento do grupo. Essa reunião é simples e não presencial.

Como é feito o sorteio?

 

Mensalmente cada grupo, havendo saldo em caixa, terá um sorteado do consórcio. O sorteio é feito pela loteria federal, com uma data e local determinado. Cada consorciado concorre com o número da sua cota.

 

O que é um lance?

 

O lance é igual a um leilão, cada um oferece um valor como lance, o maior ou maiores valores serão contemplados, de acordo com o saldo do caixa, antecipando o recebimento do bem.

 

O que é um grupo de consórcio?

 

A administradora organiza todos participantes em cada grupo de acordo com o interesse, valor e parcelas que o consórciado escolher. Cada membro receberá um número de identificação e terá um limite máximo de participantes, cuja informação será dada na entrada do participante no grupo.

 

O que é uma cota?

 

É o número que identifica o consorciado no grupo.

 

Posso comprar uma cota contemplada?

 

O que é Consórcio? - Caminhões

O que é Consórcio? – Caminhões

Não é possível comprar uma carta contemplada, você pode comprar a carta através de lance ou sorteio. Algum consorciado contemplado pode vender a carta para outra pessoa.

 

Quando é o vencimento do pagamento do consórcio?

 

O vencimento será sempre em uma data anterior da assembleia.

 

O que é carta de crédito?

 

A carta de crédito é um documento representativo do valor disponível para você utilizar para comprar o seu bem.

Quanto é a taxa administrativa do consórcio?

 

A taxa varia de acordo com o valor do bem e prazo escolhido para pagamento, mas uma média geral a taxa é de 0,20% por mês.

 

Quando é a primeira assembleia?

 

Após agrupar todas as cotas a administradora reuni o saldo suficiente para entregar por sorteio e por lance o bem desejado, assim que juntar o valor a administradora marca a assembleia.

 

Posso concorrer da assembleia de imediato?

 

Se a administradora possuir um grupo formado (em andamento) e que tenha vaga, sim é possível.

 

Seguro de Vida em Grupo possui alguma vantagem?

 

Em caso de sinistro, o seguro cobrirá toda dívida e entregará o bem livre para os familiares.

 

Qual é a diferença de um consórcio para o outro?

 

Todos os consórcios são obrigados a seguirem as regras do Banco Central, os regulamentos são iguais, porém cada administradora oferece benefícios, atendimento e prestação de serviços para atrair mais clientes.

 

O que é fundo de reserva?

 

É um percentual, incluso nas parcelas, depositado em uma conta particular do grupo para cobrir valores inadimplentes, cujo o saldo não é utilizado e será devolvido no final do grupo com reajuste.

 

O que é a contemplação do consórcio?

 

O que é Consórcio? - Furgões

O que é Consórcio? – Furgões

A contemplação é o momento que todos desejam, é quando o consorciado por sorteio ou lance, ganha o crédito e tem o direito de comprar o bem contratado.

 

O que preciso para retirar o bem quando for contemplado?

 

É preciso comprovar o rendimento mensal igual a 4 vezes o valor da parcela, ficha limpa, não possuir nenhuma pendência financeira, cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência.

 

Quanto tempo demora para retirar o bem?

 

Depois de entregar toda documentação e após a aprovação do cadastro você já poderá comprar o bem.

 

Eu posso comprar um bem diferente do previsto no contrato?

 

Você pode trocar o bem porém tem que permanecer na mesma classe de bens. É possível adquirir inclusive bens de fabricação estrangeira, novo ou usado, sendo o consorciado o responsável pelo pagamento da diferença de preço, se houver.

 

E se o meu bem deixar de ser fabricado? O que acontece?

 

O que é Consórcio? - Terrenos

O que é Consórcio? – Terrenos

O consorcado tem o direito de escolher um bem similar ao escolhido.

 

Se eu escolher um bem de valor menor eu perco o dinheiro?

 

Não. Neste caso você poderá utilizar o resto do valor para acessórios, abater parcelas, fazendo o seguro do carro, ficando à critério da administradora a decisão.

 

Nas contemplações por lance, quanto tempo deve ocorrer o pagamento?

 

O prazo é de 48 horas após a data da assembleia, o pagamento deve ser realizado via boleto bancário, transferência eletrônica ou diretamente na administradora.

 

Quanto tempo eu tenho para retirar o bem após contempla-lô?

 

Após a contemplação o valor do crédito será aplicado financeiramente até a compra do bem, que renderá juros de mercado até o encerramento do grupo, prazo máximo para retirada.

 

Como atualizam as parcelas do consórcio?

 

As parcelas possuem reajustes se houver aumento ou redução do valor do bem. O crédito acompanhará o preço de tabela ou índices,  descritos no contrato.

 

O que acontece se atrasar a parcela do consórcio?

 

Se o consorciado não foi contemplado, sua cota será cancelada com duas parcelas em atraso. Caso já tenha sido contemplado o pagamento é obrigatório, pois se não pagar você irá prejudicar todo o resto do grupo.

 

É possível vender ou transferir minha cota?

 

Sim, se o consorciado não recebeu o bem, o mesmo pode fazer a transferência de obrigações e direitos onde será feita por um termo próprio. Se já retirou o bem, deverá ser feita a substituição da documentação de garantia. A operação sempre é feita com anuência da administradora.

 

Alienação fiduciária o que é?

 

A alienação é uma das garantias que o grupo terá para a continuidade dos pagamentos. O bem entregue fica alienado até a quitação total. Isso impede a comercialização, exceto a transferência com a dívida.

 

Quando o meu bem comprado pelo consórcio poderá ser vendido?

 

Quando a sua cota estiver quitada, se houver transferência de bem com a dívida ou quando houver substituição da garantia.

 

Como pagar as mensalidades do seu consórcio?

 

O que é Consórcio? - Fazenda

O que é Consórcio? – Fazenda

O pagamento é simples, como qualquer outra conta pessoal, você poderá pagar em qualquer agência bancária, através de boleto, depósito identificado, transferência eletrônica, débito automático ou na sede da administradora.

 

Existe texa de contratação?

 

Não, em alguns planos existe a antecipação da taxa de administração que será descontada da taxa total.

 

Qual é a quantidade de bens entregues por lance e sorteio?

 

Sempre é entregue um bem por sorteio por grupo e por lance tantos bens quanto o saldo de caixa do grupo possa contemplar.

 

Cancelei minha cota, posso reativá-la?

 

Sim é possível, mas nesse caso você deve procurar a administradora para fazer o cálculo do saldo devedor e o mesmo deverá ser quitado para continuar na cota. 

 

Se eu não pagar o consórcio, posso ter algum problema jurídico?

 

Você só terá um problema jurídico se você já estiver com o bem, no caso contrário sua cota é cancelada e o valor é restituído no encerramento do grupo, com correções e atualizações monetárias.

Como funciona o consórcio de imóveis?

Diferente dos outros consórcios, você escolhe um crédito que será atualizado anualmente pelo índice setorial INCC-FGV (Índice Nacional do Custo da Construção). As regras de lances e sorteios são as mesmas dos outros consórcios. Com o crédito você poderá comprar imóveis residenciais, comerciais, industriais, rural ou apenas um terreno.

 

Como utilizar o FGTS no plano de consórcio para imóveis?

 

Você pode utilizar o seu FGTS de quarto formas:

– Como lance;

– Como pagamento da diferença entre a carta de crédito e o imóvel adquirido;

– Como quitação total da dívida do consórcio;

– Como abatimento de até 80% do valor das parcelas mensais;

* Deverão ser observadas as regras do conselho curador do FGTS.

 

Como é o reajuste nos consórcios de imóveis?

 

O reajuste acontece anualmente com base no INCC (Índice Nacional do Custo da Construção) do período, tendo como data a base de reajuste o mês de aniversário de constituição do grupo, por exemplo: se o grupo se iniciou em Março de 2014 o seu reajuste será em março de 2015.

 

Tenho um imóvel financiado, posso fazer um consórcio?

 

O que é Consórcio? - Moto

O que é Consórcio? – Moto

Sim, muitas pessoas fazem um consórcio para quitar um financiamento imobiliário, após a contemplação a administradora quita sua divida com a financeira. Depois da quitação, o consorciado paga apenas as parcelas do consórcio, sem cobrança de juros, somente com a pequena taxa de administração.

 

Como ofertar um lance nas assembleias?

 

Você pode ofertar lances pessoalmente, no dia da assembleia, via internet ou via telefone.

 

Posso utilizar o valor da carta para dar um lance?

 

Sim, mas essa regra varia de administradora para administradora, mas normalmente eles autorizam utilizar até 25% do valor da carta para o lance.

 

O que é um lance diluído?

 

Redução no valor da parcela mensal, até o limite de 50% do fund comum, que mantém o prazo de pagamento. Essa condição é válida par alguns grupos de imóveis e automóveis, conforme o respectivo contrato.

Aproveite as vantagens do consórcio e solicite uma Simulação Online ou Ligue para (11) 3977-4545 .

Categorias: Blog