Whatsapp : (11) 94249-9545

Previdência Empresarial é um dos seguros mais requisitados pelos colaboradores das grandes empresas, é um benefício muito utilizado para manter seus colaboradores na sua empresa. Veja abaixo todas as informações sobre a Previdência Empresarial.

 

Previdência Empresarial

Previdência Empresarial

 

A Corretora Group Seguros possui uma parceria sólida com as melhores seguradoras do mercado nacional. Solicite uma Cotação Online ou Ligue para (11) 3977-4545 .

 

O que é Previdência Empresarial?

 

A Previdência Empresarial complementar é um produto financeiro que visa complementar a renda dos segurados quando eles se aposentarem pela previdência social, inss ou outros regimes. Esta sem dúvidas é a melhor opção para garantir uma estabilidade financeira, ou manter a sua renda após a aposentadoria.

Os planos de Previdência Empresarial complementar são opcionais para trabalhadores , as contribuições são depositadas em contas coletivas ou individuais para formação de reservas que garantem o pagamento do benefício no futuro. A realidade é que a Previdência Empresarial funciona como um fundo de investimento de longo prazo, transparente e flexível. A seguradora investe o seu dinheiro com sua equipe de economistas altamente qualificados para fazer seu dinheiro render mais, você pode acompanhar pelo extrato onde seu dinheiro esta sendo aplicado e também pode opinar em qual tipo de investimento você deseja investir.

O segurado pode receber esse valor de três formas, a mais tradicional é a renda mensal vitalícia, mas você pode receber também tudo de uma vez só ou determinar um prazo para receber esse valor.

 

Como é estruturada a Previdência Empresarial no Brasil?

 

Existe dois tipos de estrutura de previdência empresarial no Brasil, a sua previdência será aberta ou fechada, veja abaixo a diferença entre elas:

 

Previdência Empresarial Aberta

 

Previdência Empresarial - Guardando Dinheiro

Previdência Empresarial – Guardando Dinheiro

A maior vantagem da Previdência Empresarial aberta é a liquidez, que facilita a transformação das economias feitas nos planos em dinheiro vivo, este plano permite sacar os depósitos após o cumprimento da carência, que pode variar de 60 dias até 24 meses, para o primeiro resgate e entre 60 dias a seis meses para os demais.

Neste tipo de estrutura você ainda pode transferir o valor guardado para outra pessoa que você poderá eleger com o futuro beneficiário em caso de óbito do segurado atual.

Os planos mais contratados no Brasil são: VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre).

Todas empresas que atuam no mercado de previdência complementar aberta são reguladas pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e fiscalizados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que são ambos subordindos ao Ministério da Fazenda.

As empresas de previdência complementar aberta são regulamentadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ambos subordinados ao Ministério da Fazenda.

 

Previdência Empresarial Fechada

 

A Previdência Empresarial pode ser contratada somente com vínculo em empresas, sindicatos, associações ou entidades de classe. Este tipo de plano não pode ser comercializado por corretores ou seguradoras e o resgate só pode ser feito se o contribuidor sair do plano, é um plano pouco comercializado no mercado.

Este plano é regulamentado pela CGPC (Conselho de Gestão da Previdência Complementar e pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar, que são subordinados ao ministério da previdência social.

 

Quais são as fases da Previdência Empresarial?

 

Todos os planos de Previdência Empresarial possuem duas fases: a primeira é a fase de arrecadação para o acumulo do capital, quando se tem salário ou renda superior aos gastos, o que permite ao participante investir e poupar.

A segunda fase é a do recebimento dos benefícios escolhidos, a maioria dessas pessoas nessa fase possuem gastos acima dos rendimentos, o que as leva a gastar o que economizaram durante este período de tempo e consequentemente o seu saldo será reduzido a cada mês.

De acordo com a idade dos participantes e a fase que eles se encontram, a empresa que administra a Previdência Empresarial cuida do equlíbrio das duas fases. Por exemplo quando determinado percentual dos segurados se aproxima do pagamento de benefícios, as aplicações do capital do plano tendem a ser mais conservadoras, voltadas mais para a renda fixa do que em um renda variável.

De acordo com a faixa etária dos participantes e a fase em que a maioria se encontra, a empresa gestora do plano cuida do equilíbrio entre as duas fases. Assim, por exemplo, quando determinado percentual dos participantes se aproxima do pagamento de benefícios, as aplicações do capital do plano tendem a ser mais conservadoras, voltadas mais para a renda fixa (títulos públicos) do que para a renda variável (ações).

 

O que é a renda fixa?

 

São investimentos mais conservadores, focando investimentos mais estáveis como títulos públicos.

 

O que é renda variável?

 

São investimentos que possuem um risco maior de aumento ou de perda de investimento, como por exemplo as ações, se por acaso os investimentos forem certos você pode gerar muito mais dinheiro, mas como também pode reduzir o seu investimento. Em todos os planos de Previdência Empresarial o segurado pode optar por dividir a porcentagem de investimento

 

O que é a previdência complementar empresarial?

 

Os planos de previdência empresarial são aqueles contratados pelas empresas para seus beneficiários,

 

Como é a Previdência Empresarial?

 

Previdência Empresarial - Colaboradores

Previdência Empresarial – Colaboradores

A previdência empresarial é feita para os colaboradores da empresa, os beneficíos são feitos por meio de contribuição dos colaboradores.

A empresa pode optar por um plano de previdência aberto ou fechado, porém a forma mais comum é a previdência aberta.

Se a opção da empresa for aberta, poderá controtá-lo por intermédio de um corretor que irá solicitar as propostas com as melhores seguradoras do mercado para administrar o seu dinheiro com os melhores benefícios.

Todas essas administradoras (seguradoras) são fiscalizados pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscalizam seriamente cada caso de previdência para não existir nenhum tipo de fraude ou desvalorização do benefício.

 

O que é provisão matemática de benefícios?

 

A provisão matemática é o valor acumulado das contribuições mensais e seus rendimentos ao decorrer do tempo que será utilizada para o cálculo futuro da renda de aposentadoria do participante.

Na fase do benefício a provisão matemática muda para provisão matemática de benefícios concedidos, que é o momento que o recurso será utilizado para o pagamento da previdência para o beneficiário.

 

Quais as vantagens dos planos de previdência empresarial para a empresa?

 

A vantagem de fazer a previdência empresarial para as empresas é que elas podem ser deduzidas como despesas operacionais para fins de apuração do IRPJ e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, com o limite de até 20% da folha salarial total de todos participantes.

Além disso as empresas não precisam recolher encargos trabalhistas sobre essas contribuições feitas no plano de previdência empresarial, pois estas não integram o contrato de trabalho nem as remunerações dos participantes.

Sem contar que o plano de previdência empresarial motiva e fideliza seus funcionários, gerando um aumento de produtividade e gerando interesse nos profissionais talentosos para entrar na sua empresa.

Lembrando que o incentivo fiscal só se aplica aos planos de fundos de pensão e PGBL e FGB, no caso de VGBL o incetivo não é aplicado.

 

Quais são as vantagens para os funcionários entrarem no plano de previdência empresarial?

 

As contribuições mensais dos colaboradores,  observadas as disposições específicas da legislação aplicável, não entram no cômputo do rendimento bruto da pessoa para fins de imposto de renda (PF).

O plano de previdência empresarial permite o colaborador fazer uma contratação para coberturas como morte, invalidez, acompanhamento diário das rentabilidades e aportes adicionais a qualquer momento. O saldo acumulado pode ser resgatado pelo colaborador ou seus beneficiários em caso de invalidez ou morte.

 

Veja uma tabela com os resumos de vantagens para empresas e colaboradores:

 

Previdência Empresarial - Vantagens para Empresas e Funcionáros

Previdência Empresarial – Vantagens para Empresas e Funcionáros

Eu tenho um plano de previdência individual, devo continuar com meu plano ou contratar o da empresa?

Quase todas pessoas tem essa dúvda e a resposta é: depende. Vale a pena você manter o plano da previdência individual se o plano for da modalidade tradicional ou FGB (fundo garantidor de benefícios). Nesses planos são utilizados as tábuas de mortalidade antigas, o mesmo valor de saldo acumulado pode resultar num valor de benefício maior que no PGBL ou VGBL.
Já os cliente que possuem a previdência individual em VGBL e PGBL o ideal é fazer a portabilidade para um plano correspondente no corporativo, já que os encargos são menores.

Quais são os planos de previdência empresarial mais utilizadas?

Os planos mais contratados são o PGBL E VGBL. Os dois agregam um seguro de vida passando a ser conhecidos como planos conjugados.

 A diferença entre o VGBL e PGBL é a tributação.

No VGBL na fase de acumulação, não tem incentivo fiscal, mas, em compensação, na hora de receber os recursos acumulados, o imposto de renda incidirá exclusivamente sobre os rendimentos. Porém o valor acumulado não é taxado pelo IR.

Já no PGBL tem incentivo fiscal na fase de acumulação, permitindo deduzir até 12% da renda brutal anual, desde que a declaração do IR seja feita no formulário completo. Porém no resgate do valor você terá a cobrança do IR sobre o valor total pago.

 

Segue abaixo a tabela das diferenças entre VGBL e PGBL

Diferença entre VGBL E PGBL - Previdência Empresarial

Diferença entre VGBL E PGBL – Previdência Empresarial

Vantagens de contratar seu Seguro de Previdência Empresarial com a Group Seguros

– A Group Saúde é uma das corretoras que mais cresce no Brasil;

– Equipe de consultores altamente qualificados para suprir todas suas necessidades e encontrar o plano ideal para você;

– Atendimento 24 horas para vendas;

– Visita a domicílio ou local de preferência (Contrate o plano sem sair de casa);

– Descontos na 1º parcela das Operadoras de Saúde (Seguradoras não entram nesta oferta);

– Atendimento personalizado;

– Desconto nos outros seguros como seguro autoseguro de vidaseguro residencia entre outros.

– Pós venda;

– Entre outros benefícios.

A Corretora Group Seguros possui uma parceria sólida com as melhores seguradoras do mercado nacional. Solicite uma Cotação Online ou Ligue para (11) 3977-4545 .

Deixe uma resposta